Comunicação Social da UFV obtém conceito 4 estrelas em guia do Estadão

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV manteve o desempenho conquistado anteriormente no Guia da Faculdade, obtendo, em 2021, a avaliação 4 estrelas, em 5 possíveis – referentes ao conceito “muito bom”. Esse ranking é estabelecido pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela plataforma Quero Educação, que divulgaram os resultados na edição impressa do jornal em 24/10. O Guia também está disponível online.

Neste ano, o Guia da Faculdade baseou-se em dados referentes a 2020.  Nas outras duas edições já realizadas, levou em consideração dados institucionais dos anos de 2018 e 2019, respectivamente. A publicação busca analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores do Brasil, convidando milhares de professores para avaliar a qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura das instituições e cursos de graduação. Também compõe essa avaliação uma série de dados enviados pela coordenação de cada curso.

Da coleta e envio dessas informações até o resultado obtido, a coordenadora do curso de Jornalismo da UFV, Kátia Fraga, destaca a integração de técnicos, estudantes e professores do DCM: “A participação leva a uma atualização constante dos nossos dados, num esforço coletivo de todo público interno. Além disso, o resultado é um reflexo do cotidiano. Manter a qualidade, sobretudo num cenário desafiador imposto pela pandemia, é um estímulo para o nosso trabalho, sempre feito com muita dedicação e afeto”.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a integrar o Guia da Faculdade. Já os cursos avaliados precisam ter ao menos uma turma de alunos já formada e uma em andamento, bem como oferecer titulação de bacharelado ou licenciatura.